27 dezembro, 2021

𝑨𝒔 𝑴𝒂𝒊𝒔 𝑩𝒆𝒍𝒂𝒔 𝑯𝒊𝒔𝒕ó𝒓𝒊𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝑵𝒂𝒕𝒂𝒍, de vários autores

 


Autores: Vários
Título: As mais Belas Histórias de Natal
N.º de páginas: 180
Editora: Vega
Edição (2.ª): 2007
Classificação: Contos
N.º de Registo: (BE)


OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐


Uma magnífica recolha de doze contos de Natal escritos por autores conceituados como Aquilino Ribeiro, Charles Dickens, Tolstoi, François Mauriac e Selma Lagerlöf, entre outros.
Todos os contos apresentam ensinamentos e incentivam à bondade à generosidade, à entre-ajuda e à esperança, sem todavia esquecer a crítica à avareza, à inveja, à desunião, ao poder.
Gosto de (re)ler estas histórias, transportam-me para a minha infância, quando ia com os meus amigos apanhar o musgo e colher o azevinho para o presépio, quando esperava pelas prendinhas que o Menino Jesus (ainda acreditava) deixava nos sapatinhos colocados junto à lareira e que só abríamos no dia 25. Não havia Pai Natal, não havia consumismo desenfreado.
Sendo propícia esta época para olharmos para os outros com mais atenção e carinho, não devemos, contudo, descurar estes cuidados ao longo do ano, sobretudo para com as pessoas que nos são mais próximas, já que afinal, são estes os valores que nos são transmitidos pelas personagens que habitam estas e outras histórias natalícias. E se aplicarmos o aforismo “Natal é quando o homem quiser” que seja, então, ao longo do ano e não somente nestes dias que se transformam em euforia.

Sem comentários:

Enviar um comentário