Autor: Pilar Quintana
Título: A Cadela
N.º de páginas: 125
Editora: D, Quixote
Edição: Fevereiro 2021
Classificação: Romance
N.º de Registo: (3279)
OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐
Pequeno livro com uma extraordinária mensagem! Brilhante! História aparentemente simples tal é a economia da escrita. Puro engano! A narrativa escorreita, firme, sem artífices vai manipulando o leitor, envolvendo-o numa trama avassaladora e simultaneamente encantadora.
Adorei a forma como a autora nos descreve Damaris, a mulher que adoptou uma cadela. É uma mulher de garra, que luta para vencer as dificuldades da vida, os traumas, os desgostos, a solidão, o (des)amor, que tolera o desinteresse do marido, mas não suporta a traição da cadela.
Não é uma história fácil, quando pensamos que já ultrapassámos uma situação, que já tudo acalmou, a narradora volta à carga com mais intensidade, mais dureza. Tudo é construído de momentos de acalmia e tempestuosos quer nas atitudes de Damaris quer na natureza. Tão depressa cai “uma chuvada tremenda, com raios e trovões” como “ (…) seria um daqueles raros de céu azul intenso e calor abrasador.” Com mestria a autora vai aliando o carácter humano com o que tem de bom e de perverso à beleza e violência da natureza. E tal como numa tempestade, a narrativa vai-se adensando e dando lugar a um total desconcerto.
Recomendo!
Sem comentários:
Enviar um comentário