Autor: Jean-Yves Ferri
Ilustrador: Didier Conrad
Título: Astérix et le Griffon
N.º de páginas: 48
Editora: Les Éditions Albert René
Edição: Outubro 2021
Classificação: Banda Desenhada
N.º de Registo: (----)
OPINIÃO ⭐⭐⭐
Astérix et le Griffon (em francês) é o 39.º álbum desta dupla imparável. Esta aventura vai levar Astérix, Obélix, Idéfix e o druida Panoramix ao mundo dos Samartas, tribo comandada por mulheres enquanto os homens ficam em casa a cuidar dos filhos. Esta é uma das várias novidades inseridas neste álbum. Outras há a destacar como a poção mágica que desta vez congela, o herói que acaba por ser Idéfix e não os habituais Obélix e Astérix, os jogos de palavras que nos remetem para a actualidade virtual e pandémica. Algumas destas referências são muito subtis.
Esta talvez tenha sido a alteração mais divertida. Dei por mim à procura das palavras escondidas: “Kalachnikova” “Trodéxès de collagène!”, “scythes attaqués”, “Critiques sur les FORUMS”,”T’as raison FAKENIUS”, “On respecte les distances”, entre muitas outras.
Diverti-me, mas não me entusiasmei. Falta o toque satírico e paródico tão característico da dupla genial (na minha opinião) da nona arte. Faltam as lutas dos irredutíveis gauleses com os romanos. Faltam os javalis. Falta a alegria do povo gaulês.
É evidente que a nova dupla tenta integrar a actualidade nas novas aventuras, mas fará sentido se a essência das personagens se perder?
Sem comentários:
Enviar um comentário