Data de lançamento: 7 Dezembro 2023 (Portugal)
Diretor: Bradley Cooper
Intérpretes: Bradley Cooper, Vincenzo Amato, Matt Bomer, Carey Mulligan, Greg Hildre
Duração: 129 m.
Duração: 129 m.
Opinião:
Maestro é um filme maravilhoso. Com interpretações sublimes de Bradley Cooper e Carey Mulligan.
Realizado e protagonizado por Bradley Cooper, a história centra-se na relação do compositor e maestro Leonard Bernstein com a actriz e, mais tarde, sua esposa Felícia Montealegre, interpretada por Carey Mulligan.
Oscilando entre fotografia a preto e branco e a cores, é-nos apresentada uma história de amor bela e genuína, mas imperfeita e complexa regida pelo percurso profissional e pessoal do compositor e maestro que durou de 1951 a 1978, data da morte de Felícia.
Fica a sensação de que nem tudo nos é narrado. É através da troca de olhares, de sorrisos, de mãos que se entrelaçam e de corpos que se tocam que vamos captando a mensagem. Fica, contudo, claro que a carreira de Felícia ficou para segundo plano, que Bernstein é um génio apaixonado pela composição e pela direcção musical, mas que vive atormentado com a sua bissexualidade. Durante o casamento manteve vários casos amorosos com outros homens. Este segredo vai perturbar o relacionamento do casal, mas Felícia e apesar da mágoa, tenta aceitar para manter o casamento.
O filme não se foca muito na vida profissional, contudo as representações do seu desempenho como maestro são fenomenais. Eu, pessoalmente, teria gostado que esse aspecto fosse mais aprofundado.
Breve nota biográfica: Leonard Bernstein (1918-1990), filho de judeus ucranianos, foi um maestro, compositor, músico e pianista que dirigiu a Orquestra Filarmónica de Nova York durante 18 anos.
Foi considerado um dos músicos mais importantes dos Estados Unidos, e ficou conhecido pelas suas composições musicais, como West Side Story, Candide e On the Town.
Sem comentários:
Enviar um comentário