Autor: José Jorge Letria
Título: A Guerra
Ilustrador: André Letria
Ilustrador: André Letria
N.º de páginas: 64
Editora: Pato Lógico Edições
Edição: Abril 2018
Classificação: Infanto-juvenil
N.º de Registo: (3501)
OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐
Livro infanto-juvenil, e que tal como o título o indica é um livro sobre guerras, sobre poder, prepotência, medo, dor e morte.
A guerra surge “como uma doença sussurrada e veloz” que “ não ouve, não vê e não sente” e se impõe, num crescendo, alimentada de ”ódio, ambição e rancor”. A guerra anula os sonhos, cala, esmaga, amedronta inocentes. A guerra não conta histórias felizes pelo contrário fabrica dor, sofrimento, raiva, gera “filhos de aço” com “sonhos de glória” que gostam de reinar entre destroços e ruínas. A guerra é o silêncio, a guerra é a morte.
Neste livro magnífico, a narrativa visual de André Letria dialoga com as frases curtas e incisivas de José Jorge Letria. A personificação da guerra sem rosto, sem data, sem local representada em tons sombrios (cinzento, preto, branco, verde e amarelo que se mesclam) alerta-nos para um mundo conflituoso onde o poder e a prepotência vingam sobre a inocência e a fragilidade.
Gosto da simbiose entre o texto e o traço. Predomina a ilustração. Todas as páginas estão inteiras e certeiramente ilustradas, a mensagem passa sem equívocos e as dezasseis frases curtas estrategicamente colocadas, complementam- na e reforçam-na, obrigando o leitor a reflectir sobre estes tempos de conflitos que vivemos.
Partilho a animação que descobri no Youtube produzida pelas bibliotecas municipais de Santiago do Cacém.
Deixem-se deslumbrar pelas ilustrações e pelo texto.
Sem comentários:
Enviar um comentário