20 setembro, 2021

𝑫𝒆𝒔𝒗𝒊𝒐, de Ana Pessoa e Bernardo P. Carvalho

 

Autor: Ana Pessoa
Ilustrador: Bernardo P. Carvalho
Título: desvio
N.º de páginas: 197
Editora: Planeta Tangerina
Edição: Junho 2020
Classificação: Novela gráfica
N.º de Registo: (3267)


OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐⭐


Desvio, a banda desenhada escrita por Ana Pessoa e ilustrada por Bernardo P. Carvalho narra-nos a história de Miguel, um jovem de 18 anos. Sozinho em casa porque os pais foram de férias, não lhe apetece estar com ninguém. Num verão quente, arrasta-se por casa, fuma, vê filmes, faz jogos de palavras, espalha “gostos” nas redes sociais dos amigos, videojogos, estuda código de estrada e “faz uma pausa” com a namorada. Quando sai, vai ao cinema e deambula pela cidade tirando fotos e filmando como um turista. Nunca está feliz, não entende o presente, questiona-se sobre o futuro. Farta-se de tudo e de todos, “quer fazer uma pausa de tudo.”
O texto reduzido, próprio de uma novela gráfica, é magnificamente completado com a narrativa visual muito colorida, expressiva e descritiva. Ficam muito claras as acções e os pensamentos de Miguel. Há momentos de silêncio fantásticos. As páginas com os desenhos e o texto estão harmoniosamente construídas. E isso torna esta banda desenhada excepcional.
Assim, o livro transmite muito bem as dúvidas, os medos e as expectativas dos adolescentes, bem como a angústia das mães que telefonam constantemente e que não sabem muito bem lidar com o filho/a filha que vive num mundo entediante, sem projetos, numa luta constante contra a rotina e em busca de uma identidade. Da sua identidade.
Recomendo este livro porque sem qualquer juízo de valor, foca-se na realidade, no mundo dos nossos jovens e quem lida com eles, sabe que é assim. E a forma como é narrada (texto e ilustração) leva-nos a refletir e a perceber o dilema existencial da vida de um jovem.
“Nunca sinto o que os outros querem que eu sinta.”
“E às vezes é difícil perceber onde estamos. Andamos perdidos nas mesmas ruas, nos mesmos labirintos, nos mesmos dramas.”



Sem comentários:

Enviar um comentário