15 setembro, 2021

𝑩𝒓𝒊𝒕𝒕-𝑴𝒂𝒓𝒊𝒆 𝑬𝒔𝒕𝒆𝒗𝒆 𝑨𝒒𝒖𝒊, de Fredrik Backman

 


Autor: Fredrik Backman
Título: Britt-Marie Esteve Aqui
N.º de páginas: 300
Editora: Porto Editora
Edição: Novembro 2019
Classificação: Romance
N.º de Registo: (Emp.)


OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐


Devo confessar que no início estranhei a personagem, “chatarrona”, maníaca, inconveniente e “incompetente a nível social”, mas à medida que a história avança e que Britt-Marie se envolve no ambiente muito peculiar da localidade de Borg e se afeiçoa ao seu novo emprego e às personagens com quem lida diariamente, comecei também eu a modificar a minha opinião.

O “Primeiro estranha-se e depois entranha-se” aplica-se perfeitamente a este livro. Aos 63 anos, a vida de Britt-Marie sofre uma reviravolta estonteante e muito interessante. A dona de casa maníaca da limpeza, com comportamentos obsessivos vai transformar-se totalmente…. E o final é completamente inesperado, direi mesmo, fantástico!

O que torna este livro verdadeiramente fantástico e cativante é a forma como o autor nos narra a história baseando-se sempre nos pensamentos e nos comportamentos da protagonista. Carregado de humor, que por vezes atinge o absurdo, o nonsense, mostra-nos as dificuldades da vida, os obstáculos a vencer, a construção de valores, a transformação de caracteres, a descoberta de si próprio, …
A partir de situações divertidas porque caricaturais, o autor numa escrita simples, sentimental e muito cinematográfica transforma a história de vida de Britt-Marie numa crítica social muito pertinente.

Gostei. É um livro que nos faz sentir melhor. Que nos diverte.

Sem comentários:

Enviar um comentário