24 fevereiro, 2023

𝑶 𝑨𝒍𝒊𝒂𝒅𝒐 𝑰𝒎𝒑𝒓𝒐𝒗á𝒗𝒆𝒍, de Daniel Pinto

 


Autor: Daniel Pnto
Título: O Aliado Improvável
N.º de páginas: 368
Editora: Clube de Autor
Edição: Março 2022
Classificação: Romance histórico
N.º de Registo: (BE)



OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐

Sendo Daniel Pinto investigador e cooperante no processo de abertura de ficheiros secretos da instituição britânica The National Archives, tem, por isso, acesso a fontes e informação privilegiadas. Este facto permite-lhe recolher material que poderá inserir nos seus livros.

Em O Aliado Improvável, o autor fundiu factos verídicos e ficção para desenvolver o mistério da campanha de espionagem (Englandspiel) altamente mortífera da Segunda Guerra Mundial, criando uma narrativa alucinante, cheia de suspense, acção e um crescendo de tensão que culmina num final surpreendente, ou talvez não para os leitores mais atentos e especialistas em histórias de espionagem.

Simon Clifford, o espião norte-americano e Jason Walker, o aliado improvável, vão unir-se e percorrer várias cidades europeias, entre as quais Estoril, com o intuito de aniquilar Rudolf Bauer. Por que razão? Não o irei desvendar pois anularia todo o prazer da leitura e o efeito de surpresa próprios de um enredo onde predomina a espionagem, o amor, a traição e o suspense. Toda a intriga se foca na máxima “ Receio que não seja possível encontrar um homem que não queira ser encontrado…”

Os capítulos curtos e a estrutura da narrativa tornam a leitura fluida e emocionante. É com agrado que acompanhamos protagonistas e vilões, peões importantes de uma rede de informadores, neste conflito tão sobejamente conhecido que é a Segunda Guerra Mundial, num desfiar de açções em busca da verdade, de desmantelamento dos planos de Hitler e do sucesso do desembarque dos Aliados.

Ficarei atenta aos próximos livros de Daniel Pinto. Se gostam de um bom livro de espionagem, leiam-no.

Sem comentários:

Enviar um comentário