20 março, 2023

𝑨 𝑳𝒊𝒗𝒓𝒂𝒓𝒊𝒂, de Penelope Fitzgerald

 

Autora: Penelope Fitzgerald
Título: A Livraria
Tradutora: Eugénia Antunes
N.º de páginas: 188
Editora: Clube de Autor
Edição: Outubro 2016
Classificação: Romance
N.º de Registo: ( )



OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐

Tenho por regra nunca ler um livro depois de ter visto a adaptação cinematográfica. Mas como gostei tanto do filme e as críticas ao livro eram tão positivas que decidi lê-lo. Foi um erro tremendo porque parti para a leitura com grandes expectativas.

Não posso dizer que foi uma desilusão. Não foi. Só que não desfrutei do suspense da narrativa, pois já conhecia a trama. A adaptação é mais ou menos fiel ao livro, tendo até, na minha opinião, melhorado alguns aspectos ao incluir mais referências a livros e um final mais forte, mais esperançoso, já que o do livro é muito triste.

A narrativa é clara, precisa e delicada, com pinceladas de ironia bem ao estilo do humor britânico e carregada de melancolia e de crítica social. Num lugar retrógrado, onde predomina a ignorância, o egoísmo e a bajulação, manter uma livraria, acto altamente corajoso por parte da protagonista (Florence Green) não é tarefa fácil. E quando pensamos que tudo vai correr bem, sobretudo com a venda do famoso clássico Lolita, de Nabokov, eis que surgem alguns reveses, fruto da inveja e maldade de alguns habitantes.

Recomendo a leitura e o filme. Penso que se completam, mas aconselho primeiro a leitura do livro.




Sem comentários:

Enviar um comentário