21 novembro, 2022

𝑶 𝑨𝒏𝒐 𝒅𝒂 𝑫𝒂𝒏ç𝒂𝒓𝒊𝒏𝒂, de Carla M. Soares

 


Autora: Carla M. Soares
Título: O Ano da Dançarina
N.º de páginas: 389
Editora: Marcador
Edição: Abril 2017
Classificação: Romance histórico
N.º de Registo: (3361)




OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐ 


O Ano da Dançarina é a minha estreia com Carla M. Soares. Já tinha lido várias opiniões positivas sobre os seus livros e decidi-me por este, tendo em conta os temas abordados que, apesar da diferença temporal, considero muito actuais.

A acção decorre no ano de 1918, primeiro em França, durante a Primeira Guerra Mundial e depois em Lisboa. Aí acompanharemos as movimentações da família Lopes Moreira, as políticas de Sidónio Pais e a devastação provocada pela gripe espanhola.

Gostei da escrita cuidada e fluida e da forma como os dados históricos se integram na acção. A pesquisa intensa e cuidada realizada pela autora enobreceu a narrativa pois os factos históricos e a ficção cruzam-se na perfeição. As personagens bem construídas e interessantes psicologicamente encaixam com mestria no tempo histórico e nos vários espaços. Na minha opinião, este aspecto é fulcral no livro, causando um forte impacto na história, já que permite uma melhor caracterização das personagens tornando-se um elemento essencial no desenvolvimento dos conflitos sociais, psicológicos e até culturais.

Trata-se de uma história cativante que nos agarra compulsivamente. Gostei do enquadramento social e político e adorei acompanhar e “sentir” intensamente as paixões, as dores, as lutas, as perdas da família Lopes Moreira e dos seus próximos.

O Ano da Dançarina para além da ambiguidade do seu título que muito tem para revelar, oferece ao leitor uma vasta informação sobre a época, mas também a possibilidade de sonhar. Foi uma leitura muito aprazível.


Sem comentários:

Enviar um comentário