28 julho, 2021

𝑼𝒎 𝑨𝒏𝒋𝒐 𝒏𝒐 𝑻𝒓𝒂𝒑é𝒛𝒊𝒐, de Manuel da Fonseca

 



Autor: Manuel da Fonseca
Título: Um Anjo no Trapézio
N.º de páginas: 125
Editora: Caminho
Edição: Outubro 1990
Classificação: Contos
N.º de Registo: (445)



OPINIÃO ⭐⭐⭐1/2


Um Anjo no Trapézio inclui sete contos em que o espaço narrativo se situa em Lisboa e não no seu Alentejo litoral (Santiago do Cacém). Já não temos a gente humilde e trabalhadora do campo que se reúne nas praças, nas feiras, nos montes, da rua e passamos a descobrir gente infeliz, desamparada que vive com dificuldades e na incerteza, na miséria, no álcool, na doença, na violência doméstica, na solidão, na corda bamba…

Como habitualmente, Manuel da Fonseca revela uma escrita interventiva mais social que política (neste livro), retratando o povo, a sua vida. Ele exalta o ser humano, descreve-o física e psicologicamente de forma sublime, emotiva. É muito a partir destas descrições que depreendemos a vida da personagem. E nunca nos indica o final, cabe ao leitor, se assim o entender, imaginar o fado da personagem.
Não é o melhor livro do autor, na minha opinião, gostei mais dos anteriores, talvez porque se focam mais no campo, nos alentejanos. Este é todo citadino e por isso as problemáticas são diferentes, mas como já referi, a preocupação do autor em denunciar as questões sociais, mantêm-se.

Vale a pena ler Manuel da Fonseca!



Sem comentários:

Enviar um comentário