10 julho, 2021

𝑶 𝑸𝒖𝒂𝒓𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝑮𝒊𝒐𝒗𝒂𝒏𝒏𝒊, de James Baldwin



Autor: James Baldwin
Título: O Quarto de Giovanni
N.º de páginas: 190
Editora: Alfaguara
Edição: Abril 2020
Classificação: Romance
N.º de Registo: (3258)


OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐


Este é o segundo livro que leio de James Baldwin e confirmo a boa opinião que tive da primeira leitura (Se esta rua falasse). A sua escrita agarra o leitor e as temáticas abordadas quer num quer no outro, deixam marcas e levam-nos a refletir.
O enredo deste livro acontece em Paris, anos 50, e centra-se em David, um jovem nova-iorquino que fugiu do seu país, do domínio paterno e dos seus fantasmas em busca da sua identidade.
Narrado na primeira pessoa, intercalando passado e presente, o jovem David descreve a sua vida boémia, nos bares parisienses frequentados por homens ricos em busca de álcool, de jovens e de sexo, enquanto Hella, a sua namorada, viaja por Espanha. Num desses bares, conhece um jovem com quem vai partilhar o quarto, pequeno e “debaixo de água”.
"Na realidade, não fiquei lá muito tempo (conhecemo-nos na Primavera e eu sai no Verão), mas ainda assim sinto que passei lá uma eternidade. A vida naquele quarto parecia decorrer debaixo de água, como disse, e estou certo de ter atravessado um oceano de mudanças, lá.” (p.99)

Assim, a relação entre David e Giovanni, o sedutor barman italiano, é o ponto fulcral deste livro.
É uma relação intensa e perturbadora que vai pôr em evidência os preconceitos, o medo de assumir a sua sexualidade e por consequência a mentira, a vergonha e a negação do amor.



Sem comentários:

Enviar um comentário