24 julho, 2021

𝑷𝒆𝒔𝒔𝒐𝒂𝒔 𝑵𝒐𝒓𝒎𝒂𝒊𝒔, de Sally Rooney

 



Autor: Sally Rooney
Título: Pessoas Normais
N.º de páginas: 248
Editora: Relógio d'Água
Edição: Agosto 2018
Classificação: YA
N.º de Registo: (Emp)

OPINIÃO ⭐⭐⭐


Pessoas Normais narra a história de dois jovens, Marianne e Connel, colegas de liceu e mais tarde da mesma Universidade, em Dublin. A acção situa-se num curto espaço de tempo (4 anos) e foca-se muito, por vezes em demasia, na minha opinião, no relacionamento entre jovens, incidindo sobretudo na relação “anormal” (ou será que é normal?) entre Marianne e Connell.

No início da leitura, tive dúvidas sobre a relevância da história e questionei-me se valeria a pena lê-lo até ao fim. Como gosto de dar uma segunda oportunidade ao livro (ou ao autor), decidi ir até ao fim. Foquei-me sobretudo no não dito, ou dito de forma muito leve e acabei por entender a mensagem patente nos temas abordados, muito recorrentes nos nossos jovens: ser ou não ser aceite num grupo; a angústia do que os outros pensam de nós; os problemas familiares; o bullying; a amizade; o amor; a sexualidade; as relações abusivas; o álcool, a depressão; o suicídio.
Apesar dos temas complicados, a construção da narrativa torna-os mais suaves, menos complexos, na medida em que são abordados naturalmente pelos jovens. Construída essencialmente a partir de diálogos, torna-se assim, mais clara a mensagem que a autora pretendeu passar, isto é, a construção de uma identidade possa ela parecer normal ou anormal aos olhos dos outros e dos próprios leitores. Os protagonistas vão crescendo e aprendendo. Normalmente, vão se transformando e aceitando as relações, a vida.
Posso concluir que o livro apresenta assuntos muitíssimo actuais. As reflexões dos protagonistas, em determinados momentos, perturbam o leitor e a história que parecia banal e entediante, acaba por se tornar importante.


Sem comentários:

Enviar um comentário