09 janeiro, 2022

𝒍𝒖𝒕𝒐, de Eduardo Halfon


Autor: Eduardo Halfon
Título: luto
Tradutor: J. Teixeira de Aguilar
N.º de páginas: 106
Editora: D. Quixote
Edição: Fevereiro2021
Classificação: Romance
N.º de Registo: (3280)



OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐⭐



Neste livro, Halfon narra a complexidade das relações familiares fechada no silêncio como processo de luto e por consequência de culpa. O narrador, que se confunde com autor, regressa à casa dos avós, nas margens do lago Amatitlán, na Guatemala, e aí vai desvendando as suas memórias e os segredos da família. Foi com o intuito de entender alguns destes segredos ou “o que me contavam em criança” (p. 11) que decidiu voltar ao seu passado em busca da verdade. Assim, revisita a sua infância marcada pela situação política da Guatemala , o exílio da família para os Estados Unidos, a deportação do avô nos campos de concentração, e sobretudo a morte do seu tio paterno Salomón, entre outros.

A narrativa fragmentada saltita entre o passado e o presente, de personagem em personagem, de história em história. Nada é linear, mas tudo faz sentido. Estes saltos fluem naturalmente e imprimem intensidade e eficácia à narrativa; as deslocações geográficas dão consistência à sua identidade; a revelação dos segredos move reflexões, sentimentos contraditórios e quebra as convicções mantidas durante anos.

À medida que a narrativa evolui, o narrador vai-se libertando do passado, e só o consegue quando se afasta da família e se aproxima de outras personagens, figuras míticas guatemaltecas, que o ajudam a “ver a sua verdade” (p. 92)

É um livro muito breve, cerca de 100 páginas, com uma escrita cuidada, simples, ritmada e poética que seduz o leitor pela sua sensibilidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário