16 julho, 2024

𝑷𝒓𝒐𝒇𝒆𝒔𝒔𝒐𝒓 𝑼𝒏𝒓𝒂𝒕 𝒐𝒖 𝑶 𝑭𝒊𝒎 𝒅𝒆 𝒖𝒎 𝑻𝒊𝒓𝒂𝒏𝒐, de Heinrich Mann


Autor: Heinrich Mann
Título: Professor Unrat ou O Fim de um Tirano
Tradutor: Bruno C. Duarte
N.º de páginas: 239
Editora: E-Primatur
Edição: Fevereiro 2023
Classificação: Romance
N.º de Registo: (3434)



OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐


Escrito em 1905, Professor Unrat ou o Fim de um Tirano, foi o primeiro livro de Heinrich Mann, irmão deThomas Mann.

A acção decorre em Lübeck, cidade alemã, e retrata a decadência de um professor, a perda de valores da sociedade com a ascensão do nazismo.

Unrat que significa lixo, é o nome que os alunos e, por inerência, todos os habitantes da localidade, atribuem ao professor do liceu, de seu nome Raat. A alcunha vai acompanhá-lo ao longo da história e até o leitor acaba por aceitá-lo, à medida que evoluem as suas atitudes conducentes a um final decadente. Não há nunca empatia pela personagem. Unrat é um professor severo, moralista e dominado pela ânsia de vingança trata os seus alunos provenientes de uma classe social mais elevada, com hostilidade e arrogância, exercendo o seu poder de professor dentro de uma sala de aula.
“O instinto despótico de Unrat esbarrava no limite extremo da capacidade humana de submissão…” (p. 96)
Porém, um dia ao conhecer uma cantora de cabaré, Rosa Fröhlich, tudo muda na vida deste professor e dos seus alunos (nada mais revelarei) e da maioria dos habitantes.

Esta narrativa expõe magistralmente a moral de uma classe média, a queda de um professor de prestígio, respeitado pelos seus pares, mas que ao cair na libertinagem e que pelo viés do seu ideal de vingança se vai degradando de tal forma que se perde na anarquia do seu poder.

Este livro foi mal aceite pela crítica literária instituída que não via com bons olhos a denúncia da realidade social através da descrição psicológica de um tirano. Durante anos ficou “esquecido”, tendo-se tornado famoso através da adaptação cinematográfica, de O Anjo Azul de Josef von Sternber com Marlene Dietrich e Emil Jannings (1930)



Sem comentários:

Enviar um comentário