07 outubro, 2022

𝑯𝒊𝒔𝒕ó𝒓𝒊𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝑼𝒎 𝑻𝒆𝒎𝒑𝒐 𝑺ó, de Ana Zorrinho

 



Autora: Ana Zorrinho
Ilustradora: Raquel Ventura
Título: Histórias de Um Tempo Só
N.º de páginas: 53
Editora: ORO - Caleidoscópio
Edição: 2019
Classificação: Contos
N.º de Registo: (3397 )



OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐


Histórias de um Tempo Só são histórias de vida tecida, de momentos, de memórias. Micro histórias de gente trabalhadora, sofrida, enrugada, cansada, resignada. Dez histórias de gente “perdida na solidão, nos tempos que viveram…”; de gente vestida de negro, vincada pelas rugas; de gente à espera da morte; de gente só, triste, arquitecta de um “mundo que inventa”, de devaneios, de saudades.
Dez textos de um tempo “frio, cortante”, ventoso, escuro, silencioso, sem palavras. Um tempo indiferente à dor, à violência, à solidão, à velhice, à morte…

Assim que abri o livro no primeiro texto – Maria - e li a primeira frase “O Largo já não é o mesmo.”, senti, de imediato, que ia gostar. O universo realista de Manuel da Fonseca (“Antigamente, o Largo era o centro do mundo.”) assaltou-me à mente e fez-me sorrir. E foi com este espírito que parti à descoberta da escrita da Ana Zorrinho, também ela de Cerromaior.

Descobri uma escrita poética, marcante e extremamente sensível. Nem tudo é dito. Muito deve ser entendido nas entrelinhas, na força das palavras, no ritmo dos versos, nas frases curtas, compassadas que marcam o tempo que passa, que vincam as rugas, que engelham as mãos.
A escrita da Ana é muito visual, por vezes até, muito fotográfica. O real e o imaginado mesclam-se tão harmoniosamente que o leitor não os destrinça.

Mas não é tudo! Falta-me aludir às ilustrações da Raquel Ventura que enriquecem e complementam estas histórias. Com um traço vincado, a preto e branco, também elas põem a nu a dureza da vida, também elas tecem as marcas do tempo.


Sem comentários:

Enviar um comentário