05 outubro, 2022

𝑻𝒖 é𝒔 𝒂 𝒎𝒖𝒍𝒉𝒆𝒓 𝒅𝒂 𝒎𝒊𝒏𝒉𝒂 𝒗𝒊𝒅𝒂, 𝒆𝒍𝒂 é 𝒂 𝒎𝒖𝒍𝒉𝒆𝒓 𝒅𝒐𝒔 𝒎𝒆𝒖𝒔 𝒔𝒐𝒏𝒉𝒐𝒔, de Pedro Brito e João Fazenda

 



Autor: Pedro Brito
Ilustrador: João Fazenda
Título: Tu és a mulher da minha vida, ela é a mulher dos meus sonhos
N.º de páginas: 
Editora: Edições Polvo
Edição (3.ª): Julho 2002
Classificação: Banda desenhada
N.º de Registo: (BE)


OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐


Esta obra veio parar-me às mãos por mero acaso. Posso afirmar que foi um acaso feliz já que se trata de uma pequena maravilha. Que marca um tempo actualíssimo (publicado em 2000) e um género artístico muito em voga.
Gostei da criação gráfica (desenhos e cores), de João Fazenda, que considero muito original. Gostei do argumento, de Pedro Brito, que se baseia nas relações humanas; na incapacidade de aceitar as diferenças do outro, na busca ambiciosa do sucesso profissional, na insegurança.
A história centra-se na vida de um casal que atravessa uma fase crítica em que os interesses de cada um tendem a afastar-se cada vez mais. Ambos criativos (ele, Tomás, escritor; ela, Elsa, pintora) manifestam alguma insatisfação profissional. Ele, sem inspiração para a escrita procura uma musa; ela, bajuladora, procura mecenas para a sua obra.
A história é simples, mas os diálogos extraordinários, o traço fino e o colorido (manchas vermelhas) das ilustrações tornam-na original e marcante.
É uma banda desenhada que recomendo. Quem folhear o livro, não ficará convencido porque as ilustrações, aparentemente, não são atractivas. Mas à medida que vamos lendo o argumento e observando as opções do traço e da cor, ficamos cada vez mais encantados.



Sem comentários:

Enviar um comentário