12 maio, 2021

𝑶 𝑨𝒎𝒐𝒓 𝒏𝒐𝒔 𝑻𝒆𝒎𝒑𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝑪ó𝒍𝒆𝒓𝒂, de Gabriel García Márquez



Autor: Gabriel García Márquez
Título: O Amor nos Tempos de Cólera
N.º de páginas: 387
Editora: D. Quixote
Edição: 1.ª- Outubro 1987
Classificação: Romance
N.º de Registo: (3275)

OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐⭐


Há livros que sabemos que são bons, que são de leitura obrigatória, mas que vão sendo protelados ou mesmo olvidados, até que surge uma oportunidade e então coloca-se a questão óbvia: por que razão é que não tinha ainda lido este livro?
É um livro fabuloso. Um grande romance muitíssimo bem escrito. Numa narrativa escorreita, o autor apresenta-nos uma história de amor (ou serão duas?) que ocorre em tempos de cólera, no mar das Caraíbas, num país em divergências político-sociais.

O romance, uma grande analepse, tem três protagonistas, a bela Fermina Daza e dois homens que a amam, Florentino Ariza e Juvenal Urbino. O primeiro amor, um amor muito platónico e pueril entre Florentino e Fermina é alimentado por esperas, olhares, promessas, sonhos e longas cartas, mas assim que é interceptado pelo pai dela, são imediatamente separados e o pai decide arranjar as coisas para casar a filha com o doutor Juvenal Urbino, médico respeitado, na região.
Florentino sofre uma forte desilusão e com o coração despedaçado jura esperar por ela, desejando a morte do marido. A espera revestida de um amor eterno, por vezes obsessivo, dura cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias e termina com um final maravilhoso, mas muito improvável.

Toda a história está repleta de emoção. O realismo mágico, tão próprio do autor, torna plausível uma história com várias inverosimilhanças. Mas a linguagem poética e sensível, o uso de metáforas, o sentido de humor, a ironia e a técnica (estrutura circular) utilizada para narrar a história tornam este romance numa perfeição e o leitor que, em certos momentos, despreza Florentino Ariza, abomina o oportunismo e a superficialidade de Fermina Daza e critica a aventura, fora de casa, de Juvenal Urbino, acaba por ficar seduzido e enfeitiçado.

O Amor nos Tempos de Cólera é um romance sobre o amor e as suas contrariedades, sobre a passagem do tempo – da juventude à velhice – sobre o quotidiano de uma família marcado por hábitos conquistados ao longo de cinquenta anos de vida em comum, mas também sobre as guerras internas e a epidemia que assolam o país. Para além de um romance de amor é sobretudo um romance sobre um país e uma cultura e, ainda, sobre a redenção dos males deste mundo em que os sentimentos prevalecem sobre tudo, transpondo idades, preconceitos e conflitos.

Nesta obra, para mim das melhores de Garbo, o autor realiza com grande mestria, excelência e sensibilidade a arte de bem escrever.


Sem comentários:

Enviar um comentário