29 maio, 2021

𝑴𝒂𝒓𝒊𝒂 𝑴𝒐𝒊𝒔é𝒔, de Camilo Castelo Branco

 


Autor: Camilo Castelo Branco
Título: Maria Moisés
N.º de páginas: 110
Editora: Porto Editora
Edição: 1.ª Maio 2014
Classificação: Novela
N.º de Registo: (Empréstimo BE)




OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐⭐


Maria Moisés integra a obra Novelas do Minho. É a sexta das oito novelas que foram publicadas entre 1875 e 1877. Como o título da obra indica, trata-se de um retrato do Minho. Porém, e apesar da acção se situar naquela região específica, CCB retrata de forma satírica a realidade de todo um país marcado pela crise política provocada pela Revolução francesa e pelas invasões napoleónicas, mas também pelas lutas liberais.

Esta novela, dividida em duas partes, de pendor romântico apresenta já alguns traços realistas. A primeira parte narra a história de Josefa Lage que vive um amor proibido porque contrariado pelo pai do jovem António e que acaba num final trágico (tipicamente camiliano).

“ – Meu pai – respondeu António com respeitosa serenidade – pode V.ª S.ª dispor da minha vida; mas do meu coração já eu dispus. Ou hei-de casar com uma rapariga de baixa condição a quem prometi, ou não casarei nunca.”
(…) Ao outro dia, um mandado da regência ao intendente-geral da Policia ordenava a prisão do cadete de cavalaria António de Queirós e Meneses no Limoeiro" (pp. 36 e 37)

A segunda parte, revela-nos Maria Moisés, a menina enjeitada, salva do rio e criada pelos fidalgos da quinta de Santa Eulália. Como reconhecimento pela vida que teve decide, muito jovem, dedicar-se “aos meninos enjeitados”, acolhendo-os em sua casa.

CCB apresenta-nos, mais uma vez uma história sentimental com uma técnica narrativa muito bem estruturada, sobretudo na primeira parte: o leitor, no início da narrativa, é confrontado com uma morte, e só depois, ao longo da leitura, e através da fala das personagens, vai conhecendo a história de Josefa e a causa da sua morte.
Em suma, temos duas histórias, uma passional, de amor proibido e outra de solidariedade, de reencontro, ocorridas numa região aprazível, mas com gente agreste e conservadora.



Sem comentários:

Enviar um comentário