19 maio, 2021

𝑨𝒓𝒔è𝒏𝒆 𝑳𝒖𝒑𝒊𝒏, 𝑳𝒂𝒅𝒓ã𝒐 𝒅𝒆 𝑪𝒂𝒔𝒂𝒄𝒂, de Maurice Leblanc



Autor: Maurice Leblanc
Título: Arsène Lupin, Ladrão de Casaca
N.º de páginas: 166
Editora: Leya
Edição especial: Fevereiro 2019
Classificação: Policial
N.º de Registo: (3282)

OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐


Conheci o Arsène Lupin, nos anos 70, através da televisão francesa. Era uma fã incondicional e agora com a nova edição dos seus livros, decidi reencontrá-lo.
Arsène Lupin, personagem criado por Maurice Leblanc, apareceu ao público, pela primeira vez, publicado na revista “Je Sais Tout”, corria o ano de 1905. Como teve um sucesso retumbante, o autor decidiu dar continuidade aos contos. Consta também, que este herói foi criado par dar resposta ao famoso detective inglês, Sherlock Holmes. Efectivamente, o último conto deste primeiro livro intitula-se “Sherlock Holmes chega demasiado tarde”. É um conto maravilhoso e, neste primeiro confronto entre o ladrão e o detective mais inteligentes da esfera ficcional, é, inevitavelmente, Arsène Lupin que sai vencedor, porém fica a promessa de novos encontros e quem sabe, talvez com desfechos diferentes.

“ E acredito que Arsène Lupin e Sherlock Holmes se encontrarão novamente algum dia. Sim, o mundo é muito pequeno. Iremos encontrar-nos, temos de encontrar-nos, e depois…” (p. 166).

O protagonista é um autêntico ladrão de casaca, muito cavalheiro e charmoso (le gentleman cambrioleur) que rouba para humilhar os ricos, a burguesia francesa.

Personagem muito carismática e sarcástica, age com regras bem definidas: não mata, não usa violência, anuncia-se, diverte-se e deixa sempre um cartão de visitas. Todos os seus actos são minuciosamente arquitectados. É mesmo encantador!


Sem comentários:

Enviar um comentário