17 abril, 2021

𝑩𝒆𝒍𝒐𝒗𝒆𝒅 , de Toni Morrison

 


Autor: Toni Morrison
Título: Beloved
N.º de páginas: 351
Editora: D. Quixote
Edição: 1.ª- 2009
Classificação: Romance
N.º de Registo: 2710


OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐



Beloved talvez seja o romance mais conhecido de Toni Morrison, venceu o Prémio Pulitzer em 1988 e foi certamente importante na atribuição do Prémio Nobel de Literatura, em 1993. É o primeiro romance de uma trilogia que inclui Jazz e Paraíso.
Baseado em factos reais mas também sobrenaturais, resgata a memória individual de algumas personagens, mas sobretudo colectiva da escravatura norte-americana no estado de Ohio no pós-Guerra da Secessão. Trata-se de uma narrativa de redenção, da história de um povo que foi escravizado, violentado, torturado. Mesmo após a liberdade, as marcas permanecem, corroem e desgastam.
“Os brancos achavam que quaisquer que fossem os modos, sob cada pele escura existia uma selva. (…) Quanto mais os negros se desgastavam a tentar convencê-los que eram amistosos, que eram inteligentes e afectuosos, que eram humanos, quanto mais se cansavam a convencer os brancos de algo que achavam que nem devia ser questionado, mais a selva crescia e se adensava.”(p. 259)

A leitura não é linear, é mesmo, em certas passagens, desconexa e requer alguma concentração. Apesar de uma linguagem poética e pungente, há passagens difíceis não só devido às histórias cruéis, ao desgaste emocional, aos traumas vividos pelas personagens mas também devido a uma linguagem mais densa e a uma estrutura complexa.
É uma leitura desafiante que causa ambiguidades e que obriga o leitor a juntar as peças, como num puzzle, para acompanhar a mensagem. Tal como em relação ao holocausto é necessário escrever e ler sobre estes períodos da nossa História para que a memória permaneça.





Sem comentários:

Enviar um comentário