11 agosto, 2024

𝑪𝒂𝒇𝒖𝒏é - 𝑻𝒓𝒐𝒑𝒆𝒍𝒊𝒂𝒔 𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒄𝒓𝒆𝒕á𝒓𝒊𝒐 𝒅𝒂 𝒂𝒎𝒊𝒈𝒂 𝒅𝒂 𝒂𝒊𝒂 𝒅𝒂 𝒓𝒂𝒊𝒏𝒉𝒂, de Mário Zambujal

 


Autor: Mário Zambujal
Título: Cafuné 
N.º de páginas: 243
Editora: Clube do autor
Edição: Outubro 2012
Classificação: Romance histórico
N.º de Registo: (3295)


OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐

Cafuné é um livro delicioso. Mário Zambujal recorre de forma exímia ao seu sentido de humor para retratar um período importante da nossa História de Portugal, “o alucinante começo do século XIX”.

O autor utiliza uma escrita leve e cuidada, pincelada de ironia para discursar sobre as invasões francesas e a fuga da corte para o Brasil. Sem narração histórica detalhada, mas mantendo mesmo assim alguma relevância, mescla habilmente a realidade com a ficção, focando-se no ambiente em que se movem as personagens da sociedade oitocentista e dando especial relevo às peripécias de Rodrigo Favinhas Mendes, “moço desatinado por mulheres” e de Urbino, um “frade que desistiu do convento sem desistir (até ver) da castidade. Gente simples”. Rodrigo, “um rapação de dezassete anos” que adora que lhe façam cafuné, encaixa perfeitamente na citação escolhida para epígrafe do livro “Uma particularidade do ser humano é não se limitar aos ciclos de cio. Todo o tempo é bom tempo.”

Este romance não será o melhor do Mário Zambujal, mas a elegância da sua escrita ao descrever as atribulações do malandro aventureiro, tornam-no muito divertido e refrescante. Leitura ideal para férias. Recomendo.


Sem comentários:

Enviar um comentário