09 janeiro, 2023

𝑶 Ú𝒍𝒕𝒊𝒎𝒐 𝑪𝒂𝒃𝒂𝒍𝒊𝒔𝒕𝒂 𝒅𝒆 𝑳𝒊𝒔𝒃𝒐𝒂, de Richard Zimler

 



Autor: Richard Zimler
Título: O Último Cabalista de Lisboa
Tradutor: José Lima
N.º de páginas: 383
Editora: Oceanos
Edição: Maio 2007
Classificação: Romance histórico
N.º de Registo: (2307)


OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐


Neste primeiro livro de uma série de quatro, Richard Zimler narra detalhadamente o massacre de cerca de dois mil judeus (marranos), em Lisboa, na Páscoa de 1506, no reinado de D. Manuel.

O leitor não fica imune à crueldade dos factos ocorridos e instigados pelos frades dominicanos que incitam os cristãos ávidos de violência e de vingança em perseguição aos judeus. A veracidade histórica que perpassa ao longo da narrativa inculca, indelevelmente, ao leitor o medo, a suspeita, o ódio, a traição vividos pelos cristãos-novos que não conseguem abjurar a sua fé e que, por isso, clandestinamente continuam a praticar os seus rituais judaicos, sendo então perseguidos e atirados para a fogueira da Inquisição.

O leitor embrenhado na narrativa sente, igualmente, o cheiro das fogueiras, o cheiro nauseabundo dos corpos mortos, o cheiro do esterco que se acumula e estende nas ruas de Lisboa e assiste à fome, à seca severa e à peste que assolam na capital e matam tantas pessoas anónimas, inocentes.

Para narrar este episódio duro da nossa história, o autor enveredou por uma estrutura etiquetada de thriller. E assim, o mistério criado à volta do mestre cabalista Abraão Zarco, um dos judeus mais influentes da época, e do seu sobrinho Berequias Zarco vai permitir absorver mais facilmente toda a loucura, crueldade, intolerância e ignorância do ser humano. O enredo é um autêntico puzzle de figuras, intrigas e acontecimentos que se arrodilham ao longo da trama, mas que no final se esclarecem.

Para os apreciadores desta temática recomendo a sua leitura.



Sem comentários:

Enviar um comentário