21 junho, 2022

𝑨 𝑪𝒂𝒔𝒂 𝒅𝒂𝒔 𝑨𝒖𝒓𝒐𝒓𝒂𝒔, de Cristina Carvalho

 


Autora: Cristina Carvalho
Título: A Casa das Auroras
N.º de páginas: 190
Editora: Planeta Manuscrito
Edição: Abril  2011
Classificação: Romance
N.º de Registo: (BE)


OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐


Gosto das histórias de Cristina Carvalho. Há algo que me fascina nelas porque activa o meu imaginário em torno de ambientes oníricos, de situações inverosímeis, de rumores, de lugares encantados.

No caso, a história situa-se em Quintas num lugar com poucas casas e uma casa comercial que vende de tudo. É numa dessas casas, muito antiga – A casa das Auroras- visitada só por mulheres que tudo acontece “Tem havido sempre rumores de suspeição sobre quem são elas, o que fazem, porque se encontram ali todas as noites, durante a noite…” (p. 16). Não vou desvendar quem são e o que fazem. Convido-vos a ler o livro.
Posso acrescentar que quando vem a noite os tons são dourados e os choupos “dançam e vibram numa quente alegria sob a grande bola de Sol que ainda ilumina o crepúsculo e contorna as nuvens vermelhas que pintam o céu (…) e quem passar na rua poderá sentir, ouvir e perceber, se quiser, os sons acetinados das conversas das mulheres.” (p. 17).
São histórias de mulheres, mulheres extraordinárias. São momentos de desenovelar memórias, de conversas partilhadas, redentoras, de lamentos, de acusações, de críticas…

Temos uma escrita simples, fluida, poética, imagética. É este poder encantatório da escrita que me agrada, que me envolve e me faz viver o imaginário proposto pela autora. Mas há mais, muito mais, ao entrarmos na Casa das Auroras, acompanhando a jornalista que tenta saber quem são estas mulheres, somos envolvidos numa película de silêncio profundo, de isolamento, da qual sairemos mais esclarecidos, mas também mais pensativos em relação ao mundo em que vivemos e onde tantas coisas boas e más acontecem.


Sem comentários:

Enviar um comentário