23 fevereiro, 2021

𝙊𝙡𝙞𝙫𝙚 𝙆𝙞𝙩𝙩𝙚𝙧𝙞𝙙𝙜𝙚, de Elizabeth Strout



Autor: Elizabeth Strout
Título: Olive Kitteridge
N.º de páginas: 347
Editora: Alfaguara
Edição: 1ª edição - Julho 2020
Classificação: Romance
N.º de Registo:3266


OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐

Trata-se de um romance composto por 13 pequenas histórias que ocorrem na pequena localidade de Crosby, no Maine. O fio condutor entre estas histórias é, precisamente, Olive Kitteridge, uma professora de matemática aposentada, bastante pragmática, severa e pouco amada pela vizinhança. Está casada com Henry, o farmacêutico gentil, e é mãe de um rapaz Christopher.
Apesar desta carapaça dura, Olive vai conquistando o leitor que de história em história, lentamente, vai registando as mudanças da vila e com elas, as da própria personagem.
Todas estas histórias, centradas numa personagem, se desenrolam à volta de um drama, de mexericos, de relacionamentos familiares, profissionais, sociais. Tudo isto faz parte da vida desta comunidade, e do mundo em geral. Temas como o envelhecimento, a doença, a separação, a solidão, o abandono são subtil e brilhantemente apresentados através da descrição de situações e personagens que facilmente o leitor aceita como sendo reais.
Para mim, a beleza deste romance está na forma como as histórias se vão entrelaçando e sobretudo na ligação de Olive a todas elas. Em muitas, aparece como personagem que relata a sua vida e que assim vai tomando conhecimento de si própria, que se adapta e se transforma, noutras é apenas citada por uma ou outra razão.
Aparentemente simples, esta obra carrega inúmeras situações, impostas pelas vicissitudes da vida, que provocam no leitor reflexões sobre a condição humana, sobre a sua própria vida.
O leitor não sai incólume desta leitura, fica incomodado e isso é bom. É literatura.


Sem comentários:

Enviar um comentário