Autora: Maddalena Vaglio Tanet
Título: Voltar do Bosque
Tradutora: Ana Maria Pereirinha
Tradutora: Ana Maria Pereirinha
N.º de páginas: 263
Editora: D. Quixote
Edição: Abril 2014
Classificação: Romance
N.º de Registo: (--)
OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐
Baseado numa história real, este romance arrasta o leitor para o interior de um bosque que metaforicamente representa a perda, o abandono e o refúgio libertador . O enredo é doloroso, triste, melancólico e, simultaneamente, poético e esperançoso.
A acção gravita à volta de uma professora que, por uma razão que não vou desvendar, decide desaparecer e esconder-se num bosque. Esta atitude vai alvoroçar e preocupar toda a população de uma aldeia italiana e, vai, sobretudo, envolver directamente uma criança, Martino. Saberá ele manter-se fiel à promessa que fez?
O acto da professora vai levantar ao leitor inúmeras questões sobre a perda de uma pessoa, a culpa, o luto, a solidão, a lealdade, a sinceridade e, por que não, a amizade.
A escrita delicada de Tanet requer uma leitura lenta, que assimile toda a informação presente nas descrições da natureza e das personagens; que se aproprie de todos os detalhes desconcertantes e que capte as emoções profundas vividas nos momentos de dor e, também, resgatadas por via das memórias, dos sonhos, dos pensamentos.
No final, a esperança e a amizade sobrepõem-se à dor e, daí, intuímos que há uma relação intrínseca e salvífica entre a natureza e o ser humano.
Este é o primeiro livro de Maddalena Vaglio Tanet. Vou ficar atenta a novas publicações.
Sem comentários:
Enviar um comentário