23 abril, 2024

𝑹𝒐𝒎𝒂𝒏𝒄𝒆 𝒅𝒐 25 𝒅𝒆 𝑨𝒃𝒓𝒊𝒍, de João Pedro Mésseder e Alex Gozblau (ilustrador)

 


Autor: João Pedro Mésseder
Título: Romance do 25 de Abril
Ilustrador: Alex Gozblau
N.º de páginas: 29
Editora: Caminho
Edição (6.ª): Fevereiro 2024
Classificação: Infantil/juvenil
N.º de Registo: (BE)

OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐


João Pedro Mésseder escreveu Romance do 25 de Abril em prosa rimada e versificada e Alex Gozblau fez os desenhos.

É uma história muito bonita. É a nossa história, do antes e do depois da ditadura. A história de um menino chamado Portugal, baixinho e magrinho “que vivia à beira-mar”. O menino que “trabalhava de sol a sol”, que não frequentava a escola, que não tinha tempo para brincar e que andava sempre “co’a barriga a dar horas”.
Apesar das dificuldades, o menino era curioso, olhava à sua volta, questionava-se e sonhava com uma pátria diferente.

O menino cresceu e foi operário e soldado na guerra colonial. Lutou para realizar o sonho de um dia ver realizado os versos de um poeta atormentado “Não hei de morrer sem saber / qual a cor da liberdade”. O menino “que fora camponês e operário e em soldado se tornara” foi preso, ameaçado e torturado. Mas um dia viu o seu sonho realizar-se. O sonho que hoje celebramos e que vivemos há cinquenta anos.
Os desenhos sombrios, na primeira parte do livro, enriquecem muito o texto, pois acrescentam-lhe densidade psicológica. As figuras são bem representativas e expressivas (algumas bem conhecidas). A conjugação do desenho com a colagem produz um efeito interessante, já que permite discernir a ficção do documento histórico e, finalmente, a alteração cromática que marca o início da Liberdade transmite uma ideia de alegria, de agitação, de vitória, de “cravos mil”.
É um livro que recomendo para que se mantenha viva a memória da Liberdade estampada nos versos de Ary dos Santos "Agora ninguém mais cerra as portas que Abril abriu!!". Contudo para ser entendido pelas crianças deve ser lido e explorado por um adulto.



Sem comentários:

Enviar um comentário