24 setembro, 2022

𝑶𝒔 𝑫𝒆𝒛 𝑳𝒊𝒗𝒓𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝑺𝒂𝒏𝒕𝒊𝒂𝒈𝒐 𝑩𝒐𝒄𝒄𝒂𝒏𝒆𝒈𝒓𝒂, de Pedro Marta Santos


Autor: Pedro Marta Santos
Título: Os Dez Livros de Santiago Boccanegra
N.º de páginas: 494
Editora: Teorema
Edição: Fevereiro 2016
Classificação: Romance
N.º de Registo: (3330)



OPINIÃO ⭐⭐⭐⭐



Começo por afirmar que não foi uma leitura fácil sobretudo no início. É uma leitura que requer concentração e alguma lentidão. Sendo o autor guionista, a construção deste livro, isto é, destes dez livros, é feita de momentos, de avanços e de recuos no tempo, de histórias cruzadas, de personagens que saltitam de livro para livro, como se de um filme se tratasse. Parece alucinante, e assim é de facto! Por vezes, perdemo-nos e já não sabemos quem é quem, nem onde se encontra, nem mesmo em que ano, mas Santiago, a personagem comum a todos os livros, orienta-nos habilmente pelos diferentes caminhos e tempos do livro.

Como já referi, e como o próprio título indica, o livro contém dez livros e a cada um está associado o nome de uma personagem, à excepção do último. Assim dito, parece um enredo simples, linear em que cada livro trataria da história de uma personagem. Nada disso, desenganem-se! Há uma deambulação constante de personagens, há uma convergência de escolhas, de peripécias, de laços familiares, há um saltitar constante no tempo, ora vamos para trás, ora voltamos para a frente.

São cerca de 500 páginas de desassossego, de entusiasmo, de encantamento, mas também de repulsa, de dor, de redenção. Há imensas referências históricas e culturais; há descrições belíssimas de pinturas, de obras de arte, de livros, de momentos musicais que seduzem e nos agarram até à próxima cena, à próxima página. Há momentos maravilhosos, apoteóticos e apocalípticos (como o final) que nos surpreendem e, quase, nos parecem reais. Considero que quando isto acontece, quando realidade e fantasia se unem harmoniosamente, é porque a escrita é fascinante. Em literatura, não me preocupo em destrinçar o real da fantasia e o verídico do ficcionado. Deleito-me em apreciar a narrativa, em si, a qualidade da escrita e a capacidade de apresentar uma estrutura diferente. Foi o que aconteceu neste livro. Fiquei completa e agradavelmente cativada e arrebatada.


Sem comentários:

Enviar um comentário