A escritora brasileira Andréa del Fuego, 36 anos, com o romance «Os Malaquias», é a vencedora do Prémio Literário José Saramago. A escritora foi também distinguida, este ano, com o Prémio São Paulo Literatura.
É a sétima edição do galardão que distingue autores com obra editada em língua portuguesa, no último biénio, menores de 35 anos à data de publicação da obra.
Nelida Piñon salienta em acta citada pela Lusa o «inusitado vigor» da narrativa de Andréa del Fuego e considera o seu talento «talhado» para o Prémio Saramago. «¿Os Malaquias¿ dão-se a conhecer num intrincado jogo que a escrita controla e refaz. O resultado é misterioso mas absolutamente fascinante», afirma por seu turno a poetisa angolana Ana Paula Tavares.
Sobre «Os Malaquias», Andréa del Fuego afirmou ao diário Folha de São Paulo que a história começou «com um facto familiar pouco falado em casa». «Esse silêncio foi deixando o passado cada vez mais místico. Parti desse silêncio, desenhando o que teria sido a orfandade do meu avô Nico», contou.
Lusa (adapatado)
Sem comentários:
Enviar um comentário