02 dezembro, 2019

A história do senhor Sommer, de Patrick Süskind



SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Leitura recomendada no 7.º ano de escolaridade.

A história do senhor Sommer
No tempo em que eu ainda trepava às árvores, vivia na nossa aldeia, a uns dois quilómetros da nossa casa, um homem a quem chamavam senhor Sommer. Ninguém sabia qual era o seu nome de batismo e também ninguém sabia se ele tinha ou não uma profissão.
Mas embora pouco se soubesse sobre o senhor Sommer, toda a gente o conhecia, pois andava permanentemente de um lado para o outro. Podia nevar ou cair granizo, podia estar um temporal ou chover a cântaros, podia o sol queimar ou aproximar-se um furacão, sempre o senhor Sommer peregrinava como uma alma penada, atravessando a paisagem e os sonhos do narrador…


OPINIÃO

Trata-se de um pequeno livro encantador que cruza as histórias do narrador quando muito jovem “ no tempo em que eu ainda trepava às árvores – há muitos, muitos anos, há dezenas de anos atrás” e do senhor Sommer, um homem que se instalou na aldeia com a sua mulher “Ninguém sabia de onde tinham vindo os Sommer. Chegaram simplesmente um dia qualquer – ela de autocarro, ele a pé”. 
O autor transporta-nos, através da sua memória, para os tempos da sua infância. Descreve momentos enternecedores, narra situações caricatas, transmite conhecimentos, de vária ordem, no âmbito da matemática, da física, da língua, …
Quanto ao senhor Sommer e apesar do título, o leitor pouco conhece desta personagem invulgar e caricata, a não ser que passa todos os dias do ano, quer faça sol quer chova torrencialmente, a caminhar apoiado no seu cajado. “ O senhor Sommer andava em peregrinação ” porque “sofre de claustrofobia”.

O livro integra as sugestões do PNL para os jovens de 11 a 13 anos, mas, na minha opinião, pode perfeitamente ser lido pelos menos jovens. E tem ilustrações belíssimas de Sempé.

Sem comentários:

Enviar um comentário