O Jardim Botânico do Porto vai receber um busto de Sophia de Mello Breyner Andresen, numa iniciativa da Universidade do Porto e da Fundação Engenheiro António de Almeida.
A Universidade do Porto (UP) e a Fundação Engenheiro António de Almeida uniram forças para adornar o Jardim Botânico do Porto com um busto de Sophia de Mello Breyner Andresen, numa iniciativa em que a família da poetisa teve papel ativo.
Sete anos após a morte da poetisa surge a homenagem da UP, que celebra a obra de Sophia junto ao Jardim dos Jotas, num Jardim Botânico que fez parte da sua história e marcou a sua obra.
Parte da vida de Sophia de Mello Breyner Andresen foi passada na Quinta do Campo Alegre, de pertença familiar desde 1895, que se tornaria o Jardim Botânico em 1949. Terá sido por lá que aconteceria a primeira experiência com a poesia de Sophia, ainda criança. Apesar do espaço ser agora pertença do Estado português, a ligação da família continua, com a requalificação da Casa Andresen a terminar no início desde ano.
A apresentação do busto acontece no domingo, dia 6 de novembro, pelas 11h00. Pelo espaço vão passar o reitor da UP, José Marques dos Santos, António Fernando Silva, diretor da Faculdade de Ciências da UP, e do presidente da Fundação Engenheiro António de Almeida, Fernando Aguiar-Branco. Miguel Sousa Tavares, filho de Sophia, também marcará presença, juntamente com outros familiares da poetisa.
in JPN
Sem comentários:
Enviar um comentário