A projecção contará com a presença do realizador, João Botelho, autor de uma das obras mais originais do novo cinema português, para uma conversa com os espectadores.
Uma produção da Ar de Filmes, o “Filme do Desassossego” foi concebido a partir de "O Livro do Desassossego", do heterónimo Bernardo Soares de Fernando Pessoa, traduzido em mais de trinta e sete idiomas.
Para o crítico António Rodrigues, "Filme do Desassossego é muito diferente do cinema de entretenimento, mas também uma obra que dá prazer e emoção, os prazeres e a emoção que pode proporcionar a «atroz lucidez»: inquietos, receosos, agitados, perturbados, alvoroçados. Desassossegados.”
Sobre o filme, Pedro Mexia escreveu: "Pessoa defendia a «dignidade do tédio», redimida através da fúria de escrever. Foi isso que João Botelho nos deu. Tédio e fúria. Pudor e consciência. Isso a que chamamos «desassossego»."
Classificado como “filme de qualidade” pelo IGAC, “Filme do Desassossego” será exibido num projector que assegura a projecção digital em alta definição de qualidade equivalente ou superior à das melhores salas de cinema.
Sem comentários:
Enviar um comentário