MAR

MAR

25 agosto, 2008

Balthus (1908-2001)

Nascido em Paris, de ascendência polonesa, Balthus (conde Balthasar Klossowski de Rola) morreu em fevereiro de 2001, pouco antes de completar 93 anos, no seu castelo do século XVIII na vila suíça de Rossinière.
~
Para comemorar o centenário do seu aniversário, foi organizada uma grande exposição que inclui os famosos retratos de meninas adolescentes em estilo Lolita; paisagens, cenas de ruas em Paris e desenhos de personagens de "Alice no País das Maravilhas" que Balthus fez para sua filha Harumi, e ainda fotos da família tiradas nos anos 1990 pelo seu amigo Henri Cartier-Bresson.
Para que a Fundação Pierre Gianadda pudesse levar a cabo a exposição do artista, colaboraram com a cedência de obras, para além dos familiares, museus como O Tate Museum, o Centre Pompidou, o Metropolitan Museum of Art de New York e o Museum of Modern Art (Moma), bem como coleccionadores particulares, num total de 150 telas e desenhos.

Para ilustrar a capa do catálogo foi escolhida a tela "Therèse Revant" (1938), que mostra uma menina vestida sentada numa cadeira com os olhos fechados e as pernas abertas. Um gato cinzento lambe leite de uma tigela a seus pés.
A exposição ficará patente até ao dia 23 de Novembro, Martigny, Suiça

Nu com gato (1948-50)

A saia branca (1937)

Auto retrato (O Rei dos Gatos)

Sem comentários: