SINOPSE
«Apesar da beleza da paisagem, dos campos de arroz, do verde omnipresente, dos templos hindus, dos macacos zangados, uma das melhores coisas que trouxe de Bali foi uma oferta do João, que me embrulhou e ofereceu uma palavra, talvez duas: Jalan significa rua em indonésio, disse-me. Também significa andar. Jalan jalan, a repetição da palavra, que muitas vezes forma o plural, significa, neste caso, passear. Passear é andar duas vezes. (…) Passear é o que fazemos para não chegar a um destino, não se mede pela distância nem pela técnica de colocar um pé à frente do outro, mas sim pelo modo como a paisagem nos comoveu ou como o voo de um pássaro nos tocou. É um pouco como a arte, tem o valor imenso de tudo aquilo que não tem valor nenhum. Pode não ter razão, destino, objetivo, utilidade, e é exatamente aí que reside a riqueza do passeio. Não existem profissionais do passeio. Chesterton, que era um grande apologista do amador, dizia que as melhores coisas da vida, bem como as mais importantes, não são profissionalizadas. O amor, quando é profissionalizado, torna-se prostituição.»
OPINIÃO
Jalan Jalan – Uma Leitura do Mundo é um livro autobiográfico porque relata episódios vividos, leituras, pensamentos e sobretudo impressões das suas múltiplas viagens. Há, por isso, uma grande diversidade de textos e de temas, alguns ilustrados e enriquecidos por fotografias. Muitas referências a escritores, filósofos, artistas, entre outros.
A viagem é o aspecto primordial do livro. Não só a viagem como forma de conhecer o mundo, mas também a viagem interior de cada um. Viajar, para o autor, não implica obrigatoriamente uma deslocação. Podemos viajar através dos livros. Podemos viajar através do pensamento, da imaginação.
“Muitas das minhas viagens começaram pelos livros. Foram caminhos que saíram das folhas e se prolongaram para lá das estantes, das paredes da biblioteca.” (p. 402)
Penso que o autor foi muito feliz na escolha do título do livro. Efectivamente, o leitor vai passeando, viajando pelas suas páginas (sem uma sequência obrigatória) e recolhendo ensinamentos.
“ Jalan significa rua em indonésio (…). Também significa andar. Jalan Jalan, a repetição da palavra, que muitas vezes forma o plural, significa, neste caso, passear. Passear é andar duas vezes.” (p. 27)
“Passear faz parte das actividades mais importantes da vida, daquelas que fazemos por amor, simplesmente pelo prazer de não ir para lado nenhum.
Ou melhor de nos reencontramos” (p. 28)
Sem comentários:
Enviar um comentário