27 março, 2020

A Saga de Selma Lagerlöf, de Cristina Carvalho


OPINIÃO



Este livro, de Cristina Carvalho, é uma verdadeira homenagem à escritora e à mulher Selma Lagerlöf. Através de uma escrita simples e emotiva, a autora dá-nos a conhecer esta mulher extraordinária. “Selma Lagerlöf foi sufragista, feminista e defensora intransigente dos direitos das mulheres” (p. 9), mas também professora, escritora e amante da Natureza. Foi ainda a primeira mulher a receber o Prémio Nobel da Literatura (1909) e “a primeira mulher a ocupar um lugar na Real Academia Sueca” (1914). 

É pois esta mulher que Cristina Carvalho nos apresenta neste livro. Uma mulher de forte personalidade, nem sempre aceite pelos seus pares que a acusavam de “escrever, bastante bem, umas historietas”. (p.145). Também na escrita ela foi inovadora, ela, “uma escritora provinciana”, escreveu sobre as suas raízes, as paisagens da sua terra com seus mistérios e personagens fantásticas… 
“ Na minha Literatura nunca aceitei, nem usei, nem compreendi o tal realismo e escrevi sempre o que imaginei com palavras fáceis e compreensíveis.” (p.145) 

É um livro mágico, repleto de emoções que deixa transparecer a paixão que a autora sentiu ao escrevê-lo e ao revisitar os lugares onde a biografada viveu. Este aspecto é ainda mais evidente na descrição pormenorizada da casa Mårbacka, a casa onde Selma Lagerlöf nasceu, cresceu, viveu (grande parte da sua vida) e morreu. A envolvência é tão forte que existe ao longo do texto um diálogo entre a escritora Cristina e a escritora Selma. “ Continua, então a descrever agora o interior da minha casa do modo mais terno e amável que conseguires. Imagina-me! Solta-me! Prende-me!” 

Recomendo muito a leitura! Para além de nos dar a conhecer a escritora sueca, este livro também é elucidativo quanto à escrita e à personalidade da escritora, Cristina Carvalho.


Sem comentários:

Enviar um comentário