30 novembro, 2019

O Segredo da Última Ceia, de Javier Sierra





SINOPSE


"O Cidadão do Século XXI observa um quadro, mas não o sabe ver." Além da imagem, os artistas querem contar algo, as suas pinturas são como novelas gráficas" assim explicou o escritor turolense na apresentação do seu último livro - O Segredo da Última Ceia. Através de uma literatura suave e trepidante, Sierra impulsiona o leitor a descobrir os enigmas escondidos nos traços de Da Vinci, porque toda a obra de arte esconde uma leitura. Este livro versa sobre a interpretação do quadro de Leonardo Da Vinci, A Última Ceia, que num olhar menos atento escapa a quem não o souber "ler". Três anos de viagens por Itália e de exaustivos trabalhos de investigação serviram de base a uma conclusão: após ler o livro, o leitor não voltará a ver o quadro com os mesmos olhos. Esta obra sacra mais conhecida da cristandade "está cheia de anomalias" afirmou o escritor e "eu proponho um exercício de paradoxos em torno delas". Através de uma denúncia anónima sobre incongruências existentes no quadro, será na personagem do padre dominicano Augustin Leyre, enviado especial a Milão, em 1497, que o autor fará a investigação sobre as mensagens do quadro que se revelam de forma codificada. Fica o aviso, não são precisos conhecimentos prévios de arte ou história para dar início à leitura deste livro.


OPINIÃO

O enredo principal deste thriller histórico acaba por estar directamente relacionado com o fresco de Leonardo Da Vinci, A Última Ceia, pintado, no final do século XV, no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie em Milão. 
Eu que não aprecio este género de literatura (thriller), acabei por gostar de ser conduzida pelo padre Leyre, ao serviço do Santo Ofício, na descoberta dos enigmas, dos segredos, na busca do autor das mortes atrozes ocorridas em Milão e, principalmente, na descodificação dos códigos secretos e da simbologia que envolvem esta a obra majestosa e singular de Da Vinci. 
Trata-se de um livro interessante que aborda temas como a arte, a religião, a criptografia, o mecenato, a heresia e a crença.


Sem comentários:

Enviar um comentário