02 agosto, 2019

O Natal de Poirot de Agatha Christie

SINOPSE

É véspera de Natal. A reunião da família Lee é interrompida por um ensurdecedor barulho de mobília a partir-se, seguido de um grito de agonia. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee é encontrado morto. Quando Poirot entra em cena percebe que, estranhamente, o ambiente não é de luto, mas de desconfiança mútua… é que a vítima era odiada por todos. Cabe ao genial detective a tarefa de descobrir quem foi capaz de passar das palavras aos actos. 

Hercule Poirot é o personagem mais famoso de Agatha Christie. Este agente reformado da polícia belga é um detective brilhante, pomposo e de aparência extravagante. Os seus métodos de investigação são únicos e infalíveis. Não há mistério que resista às famosas celulazinhas cinzentas de Poirot.



OPINIÃO

Belíssima história de mistério. Agatha Christie no seu melhor. A trama ocorre em Inglaterra, na véspera de Natal e no seio da família Lee. Simeon Lee, multimilionário, convidou os seus filhos, noras e neta para passarem o Natal em família. Isto parece banal, mas nesta família não o é já que há fortes divergências entre os vários membros.
Desde o início que nos vamos deparando com o mistério que envolve cada uma das personagens. A autora vai assim deixando pistas ao leitor que poderão, ou não, ajudar a desvendar o crime cometido (eu, confesso, que não descobri e fiquei muito surpreendida, como sempre, com o final). Tratando-se de uma família complexa qualquer personagem pode ter cometido o crime e a certa altura, numa reunião de família, Poirot vai mesmo expor todas essas possibilidades, descrevendo pormenorizadamente como cada elemento poderia ter assassinado o velho Lee. Esta descrição é fabulosa, só suplantada pelo momento final quando Poirot desvenda o nome do verdadeiro assassino e a forma como o descobriu. Magistral. 
Gosto muito da escrita de Agatha Christie e da forma como ela manipula a informação ao longo do enredo e como nos surpreende com as explicações finais de Hercule Poirot.


Sem comentários:

Enviar um comentário