15 abril, 2019

Meia Hora para Mudar a MInha Vida de Alice Vieira



SINOPSE


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

Ela ficou a olhar para o carro, até que ele desapareceu ao fundo da rua. Depois correu para casa abriu a porta, atravessou o corredor, entrou no quarto, abriu a gaveta, encontrou a agenda. Teclou o número no telemóvel.
Ela sabe que vai finalmente regressar a casa. Diz-se muitas vezes que a nossa vida é um palco. No caso de Branca, que nasceu no meio de uma enorme salva de palmas, a expressão é mesmo para ser levada à letra —como, mais tarde, ela acabará por perceber.


OPINIÃO


Há muito que não lia um livro juvenil de Alice Vieira. Como a autora vai estar na minha escola senti necessidade de a (re)ler. Sendo esta obra dirigida a um público mais jovem, nada impede que qualquer adulto a leia. Penso mesmo que terá um melhor entendimento da mensagem. E a Alice escreve muito bem pelo que a leitura se revela sempre um prazer. 

Meia Hora Para Mudar A Minha Vida é a história de uma rapariga, Branca, que nasceu numa casa-teatro. Aí viveu até ao momento em que Elas (assim identificadas na narrativa) a entregaram à sua avó. 

Trata-se de um livro juvenil que aborda a questão da adolescência, a idade em que tudo se questiona. Branca, com 16 anos relembra a sua vida e questiona-se sobre o lugar e o espaço certos para sonhar e ser feliz, sobre a importância da verdadeira família. 

Para além desta problemática, Alice Vieira aborda ainda com paixão a vivência de um grupo de pessoas insólitas, mas generosas e felizes que constituem a Feira (nome do grupo de teatro de amadores) e põe a ridículo a figura das assistentes sociais que se recusam ver o verdadeiro lugar da felicidade. Nesta casa-teatro era-se feliz e havia sempre lugar para mais um, nada se perguntava e só se exigia “não ter medo do trabalho, amar Gil Vicente sobre todas as coisas (mesmo não sabendo muito bem quem ele era), obedecer a Mercúrio – e não ser do Sporting.”


Sem comentários:

Enviar um comentário