25 março, 2012

Morreu Antonio Tabucchi (24-09-43/25-03-2012)

 
                                                      Foto retirada de sicnotícias

"O ponto de encontro entre a criação artística e a vida vivida talvez esteja naquele espaço privilegiado que é o sonho. " Antonio Tabucchi


O escritor italiano Antonio Tabucchi morreu em Lisboa com 68 anos. Tabucchi, que tinha uma longa ligação com Portugal, era considerado dos nomes maiores da literatura italiana.


Autor de livros como “Afirma Pereira” (1993), que foi adaptado ao cinema com Marcello Mastroianni no papel principal, e "Notturno Indiano" (1984), era também professor de Língua e Literatura Portuguesas na Universidade de Siena. 

Um último livro de Tabucchi, "O Tempo Envelhece Depressa", será editado no próximo mês pela Dom Quixote.

Nascido em Pisa, em 1943, conhecia Portugal desde os 22 anos e considerava-o o seu “país de adopção”. Apaixonado pela obra de Fernando Pessoa, traduziu e dirigiu a edição italiana dos textos do autor. 

Entre outras obras, Antonio Tabucchi escreveu uma comédia teatral sobre Pessoa. Recebeu o Prémio Médicis, por “Notturno Indiano”, e o Prémio Campiello, por “Afirma Pereira. “Pequenos equívocos sem importância”, “Une baule pieno di gente”, “Os últimos três dias de Fernando Pessoa”, “A cabeça perdida de Damasceno Monteiro” e “Está a fazer-se cada vez mais tarde” são outros títulos do autor.

in Público online

Sem comentários:

Enviar um comentário