12 fevereiro, 2012

Retrato símbolo da "Primavera Árabe" vence World Press Photo 2011


Mulher consola ferido durante os confrontos no Iémen
Samuel Aranda/Corbis/The New York Times/Reuters



Uma imagem captada pelo fotógrafo espanhol Samuel Aranda no interior de uma mesquita utilizada como hospital durante os confrontos no Iémen é a foto do ano do World Press Photo 2011. Resultados do concurso foram hoje divulgados em Amesterdão.

Samuel Aranda é o vencedor do World Press Photo 2011, o mais importante concurso mundial de fotojornalismo, com uma imagem de uma mulher de véu integral a abraçar um ferido durante a revolta popular no Iémen. O trabalho do fotojornalista espanhol foi escolhido entre as mais de 100 mil fotografias a concurso. Na edição deste ano, foram avaliados os trabalhos de 5247 profissionais originários de 124 países.

A fotografia, publicada no jornal "New York Times" e que se tornou símbolo da "Primavera Árabe", foi tirada a 15 de outubro de 2011 em Sanaa, capital do Iémen, numa mesquita transformada em hospital pelos opositores do Presidente Ali Abdallah Saleh.

Samuel Aranda, 33 anos, ex-fotógrafo da AFP, vai reber um prémio de 13.000 dólares (cerca de 10 mil euros) e uma câmara Canon de última geração. A fotografia selecionada foi tirada quando o fotojornalista realizava um trabalho para o jornal norte-americano.


Ler mais: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário