12 fevereiro, 2012

Antoni Tàpies (1923-2012)


Morreu o pintor catalão Antoni Tàpies 
Fotografia © Reuters/Sergio Perez

'Composición' - Série: 'Celebración de la miel' 
                                                                              

Antoni Tàpies i Puig  era considerado uma referência da arte abstrata do pós-guerra. O pintor catalão, autor da série "Celebración de la miel" faleceu, na segunda-feira, dia 6, aos 88 anos, em Barcelona.

Conhecido pela introdução de novas técnicas de desenho, litografia e colagem, e pela escultura em cimento, bronze ou cerâmica, Tàpies chegava a usar objectos de uso quotidiano na sua arte. 

O pintor começou por estudar Direito, mas abandonou o curso e foi para Paris para se dedicar ao desenho e à pintura e foi aí que, em 1956, realizou a sua primeira exposição individual. Recebeu das mãos de Salvador Dalí o Prémio da República da Colômbia na Bienal Hispanoamérica de Barcelona.

O artista, considerado um dos mais importantes do século XX, foi distinguido com vários e importantes prémios entre os quais a Medalha de Ouro da Generalidade da Catalunha, em 1983, e o Prémio Príncipes das Astúrias das Artes, em 1990. Foi ainda nomeado Marquês de Tàpies em 2010 pelo seu contributo às artes plásticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário