25 outubro, 2011

Andréa del Fuego vence Prémio Saramago




A escritora brasileira Andréa del Fuego, 36 anos, com o romance «Os Malaquias», é a vencedora do Prémio Literário José Saramago.  A escritora foi também distinguida, este ano, com o Prémio São Paulo Literatura.

É a sétima edição do galardão que distingue autores com obra editada em língua portuguesa, no último biénio, menores de 35 anos à data de publicação da obra.

Nelida Piñon salienta em acta citada pela Lusa o «inusitado vigor» da narrativa de Andréa del Fuego e considera o seu talento «talhado» para o Prémio Saramago. «¿Os Malaquias¿ dão-se a conhecer num intrincado jogo que a escrita controla e refaz. O resultado é misterioso mas absolutamente fascinante», afirma por seu turno a poetisa angolana Ana Paula Tavares.

Sobre «Os Malaquias», Andréa del Fuego afirmou ao diário Folha de São Paulo que a história começou «com um facto familiar pouco falado em casa». «Esse silêncio foi deixando o passado cada vez mais místico. Parti desse silêncio, desenhando o que teria sido a orfandade do meu avô Nico», contou.

Lusa (adapatado)

Sem comentários:

Enviar um comentário