22 outubro, 2011

200 fotografias de Frida Kahlo em exposição em Lisboa


200 fotografias de Frida Kahlo em exposição em Lisboa

Mais de 200 fotografias pertencentes à pintora mexicana Frida Kahlo estarão em exposição no Museu da Cidade, em Lisboa, a partir de 04 de novembro, foi ontem anunciado.
"Frida Kahlo, As suas fotografias" consiste "numa seleção de mais de 200 imagens das 6.500 que compõem o acervo da Casa Azul [Museu Frida Kahlo, no México], convidando ao contacto com a intimidade da artista", refere a Casa da América Latina, organizadora da mostra em parceria com a produtora Terra Esplêndida.
A exposição, "além de refletir a importância da fotografia na vida da pintora, revela os interesses que teve ao longo da vida: a família, o fascínio por Diego Rivera e outros amores, o corpo acidentado e a ciência médica, os amigos e alguns inimigos, a luta política e a arte, os índios e o passado préhispânico, a paixão pelo México e pelos mexicanos", refere a Casa da América Latina no seu site oficial.
"São fotografias que Frida colecionou por razões familiares, sentimentais e estéticas, muitas delas utilizadas como instrumento de trabalho", sustentou.
A mostra, preparada no ano passado pelo Museu Frida Kahlo, com curadoria do fotógrafo e historiador de fotografia mexicano Pablo Ortiz Monasterio, ficará patente em Lisboa até 29 de janeiro de 2012.
Frida Kahlo morreu em 1954 e o arquivo documental permaneceu encerrado durante quase cinquenta anos, até ter sido revelado ao público no verão de 2007, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento da pintora, em 1907, e do cinquentenário da morte do marido, o muralista mexicano Diego Rivera (1886-1957).
O arquivo reúne cerca de 30.000 documentos, entre fotografias, desenhos e cartas tanto da pintora como do marido. Os documentos encontravam-se no Museu Frida Kahlo, no bairro de Coyoacãn, no sul da Cidade do México, onde permaneceram guardados em caixas até 2004, quando se iniciou a sua catalogação.
O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, acolheu nesse ano a maior exposição de sempre realizada em Portugal da obra de Frida Kahlo, que foi visitada por 105.220 pessoas.
"Frida Kahlo" foi a maior e mais completa exposição sobre a obra da pintora mexicana realizada nas últimas décadas na Europa, e Lisboa foi a terceira e última cidade a recebê-la, depois da Tate Modern de Londres e da Fundación Caixa Galicia, em Santiago de Compostela.
in DN  Cartaz

Sem comentários:

Enviar um comentário