02 março, 2011

Arquitecto João Luis Carrilho da Graça agraciado pelo governo francês


O arquitecto português vai ser homenageado pelo seu trabalho, nesta quinta-feira, pelo embaixador de França em Portugal, Pascal Teixeira da Silva. João Luis Carrilho da Graça vai receber as insígnias de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras.

Em comunicado, a embaixada francesa explicou que "o governo francês pretende homenagear o talento de um dos mais prestigiados arquitectos portugueses, reconhecido a nível internacional"

Entre as suas importantes obras contam-se o Teatro e Auditório de Poitiers (TAP) em França, o Núcleo Arqueológico do Castelo de São Jorge em Lisboa, o Museu do Oriente, a Escola Superior de Música de Lisboa, o Centro de Documentação e Informação no Palácio de Belém, o Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo 98, a Recuperação e Musealização das Ruínas de São Paulo em Macau e a Escola Superior de Comunicação Social em Lisboa.

O arquitecto deixará ainda a sua marca no futuro de Lisboa, com o novo Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia que deverá ficar concluído em 2013.

Ao longo da sua carreira, João Luis Carrilho da Graça já foi distinguido com a Ordem do Mérito da República Portuguesa e foi agraciado pela Associação Internacional dos Críticos de Arte em 1992, pelo conjunto da sua obra. Do seu currículo fazem ainda parte os prémios "Luzboa 2004", o Prémio Fernando Pessoa em 2008 e o Prémio Piranesi Prix de Rome em 2010.

in Público

1 comentário: