08 março, 2010

Prémios AICA 2009 distinguem fotógrafo Paulo Nozolino e arquitecto Paulo Gouveia


Os prémios AICA/MC (Associação Internacional de Críticos de Arte/Ministério da Cultura) 2009 foram atribuídos ao fotógrafo Paulo Nozolino e, a título póstumo, ao arquiteto Paulo Gouveia.

De acordo com o presidente da secção portuguesa da AICA, arquiteto Manuel Graça Dias, Paulo Nozolino foi escolhido na área das artes visuais enquanto que na área da arquitetura o júri elegeu o arquiteto açoreano falecido no ano passado.

Os prémios são atribuídos anualmente a duas personalidades "cujo percurso profissional seja considerado relevante pela crítica, e cujo trabalho tenha estado particularmente em foco no ano a que diga respeito".

Lisboa, 06 mar (Lusa)


Nascido em Lisboa em 1955, Paulo Nozolino é considerado um dos maiores fotógrafos da actualidade e as suas fotografias a preto e branco encontram-se em vários museus e colecções privadas, tendo recebido, entre outros, o Prémio Kodak (1988) e o Prix Fondation Leica (1989).

Paulo Gouveia (1939-2009), nascido em Angra do Heroísmo, deixou, entre outras obras emblemáticas no arquipélago dos Açores, o Museu do Vinho e a ampliação do Museu dos Baleeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário