30 setembro, 2009

varatojoDEcaras

Apresentação do vídeo com os últimos 25 trabalhos em acrílico s/cartolina - 100x70 - " carasdomundo"

19 setembro, 2009

2666 de Roberto Bolaño

2666 de Roberto Bolaño, nas bancas das livrarias no dia 26. A Actual do Expresso, de hoje, dá-lhe um grande destaque. A crítica, em geral, parece ser unânime quanto ao valor deste romance.


"O que liga quatro germanistas europeus (unidos pela paixão física e pela paixão intelectual pela obra de Benno von Archimboldi) ao repórter afro-americano Oscar Fate, que viaja até ao México para fazer a cobertura de um combate de boxe? O que liga este último a Amalfitano, um professor de filosofia, melancólico e meio louco, que se instala com a filha, Rosa, na cidade fronteiriça de Santa Teresa? O que liga o forasteiro chileno à série de homicídios de contornos macabros que vitimam centenas de mulheres no deserto de Sonora? E o que liga Benno von Archimboldi, o secreto e misterio­so escritor alemão do pós-guerra, a essas mulheres barbaramente violadas e assassinadas? 2666."
Para saber mais sobre o autor e a obra consultar aqui.

18 setembro, 2009

Museu Paula Rego


Cascais recebe o novo museu dedicado à obra de Paula Rego. Dos contos cruéis às histórias de encantar, aquele será o espaço para o universo narrativo da artista portuguesa radicada em Londres.


in Expresso. Notícia completa: aqui

12 setembro, 2009

Morreu Willy Ronis

Com 99 anos, morreu Willy Ronis, o fotógrafo parisiense que imortalizou Paris a preto e branco.
Notícia completa aqui

05 setembro, 2009

ExperimentaDesign 2009

A Experimenta Design, bienal intenacional de design, arquitectura e criatividade vai decorrer de 9 de Setembro a 8 de Novembro de 2009, em Lisboa.
Esta iniciativa traduz-se em exposições, intervenções urbanas e debates, sob o tema "It's about Time"

DE MALANGATANA A PEDRO CABRITA REIS

COLECÇÃO CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS

A colecção Caixa Geral de Depósitos, criada no princípio dos anos 80, é uma colecção de arte ainda jovem. Revela, no entanto, em tom generoso, a natureza de colecções em permanente estado de reinvenção. As colecções são um organismo vivo, não só pelo ritmo das suas aquisições, confirmando uma ideia de arte e recusando outra, como também pelas suas sucessivas apresentações públicas. A Colecção Caixa Geral de Depósitos tem na sua história várias exposições realizadas com o contributo de personalidades e respectivas perspectivas sobre arte contemporânea. Estas exposições têm procurado exprimir os interesses dos curadores convidados na articulação de obras e conceitos ao status quo desta colecção.
A Culturgest convidou o curador Jürgen Bock para este projecto itinerante, tendo em consideração a sua experiência, interesses e conceitos expositivos. Jürgen Bock entende esta tarefa, incorporando no seu trabalho o modo de apresentação das obras e da sua colocação nas arquitecturas que as acolhem.


As três instituições escolhidas para esta parceria, distribuídas pelo país, podem assumir-se como novos e importantes centros para a apresentação de arte contemporânea. Através de rigorosas escolhas expositivas e de um enquadramento crítico das obras seleccionadas, procura-se criar uma justaposição dinâmica das mesmas e assim produzir uma apresentação capaz de oferecer e sugerir ao público novos envolvimentos com autores e obras já célebres, mas também com autores ainda por descobrir.



Centro de Artes, Sines
De 12 de Setembro a 31 de Outubro
Centro de Artes de Sines
Rua Cândido dos Reis, 7520 Sines
Tel. 269 860 080
Horários:
Todos os dias das 14h00 às 20h00
Entrada livre