05 setembro, 2009

DE MALANGATANA A PEDRO CABRITA REIS

COLECÇÃO CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS

A colecção Caixa Geral de Depósitos, criada no princípio dos anos 80, é uma colecção de arte ainda jovem. Revela, no entanto, em tom generoso, a natureza de colecções em permanente estado de reinvenção. As colecções são um organismo vivo, não só pelo ritmo das suas aquisições, confirmando uma ideia de arte e recusando outra, como também pelas suas sucessivas apresentações públicas. A Colecção Caixa Geral de Depósitos tem na sua história várias exposições realizadas com o contributo de personalidades e respectivas perspectivas sobre arte contemporânea. Estas exposições têm procurado exprimir os interesses dos curadores convidados na articulação de obras e conceitos ao status quo desta colecção.
A Culturgest convidou o curador Jürgen Bock para este projecto itinerante, tendo em consideração a sua experiência, interesses e conceitos expositivos. Jürgen Bock entende esta tarefa, incorporando no seu trabalho o modo de apresentação das obras e da sua colocação nas arquitecturas que as acolhem.


As três instituições escolhidas para esta parceria, distribuídas pelo país, podem assumir-se como novos e importantes centros para a apresentação de arte contemporânea. Através de rigorosas escolhas expositivas e de um enquadramento crítico das obras seleccionadas, procura-se criar uma justaposição dinâmica das mesmas e assim produzir uma apresentação capaz de oferecer e sugerir ao público novos envolvimentos com autores e obras já célebres, mas também com autores ainda por descobrir.



Centro de Artes, Sines
De 12 de Setembro a 31 de Outubro
Centro de Artes de Sines
Rua Cândido dos Reis, 7520 Sines
Tel. 269 860 080
Horários:
Todos os dias das 14h00 às 20h00
Entrada livre

Sem comentários:

Enviar um comentário