07 fevereiro, 2009

Francis Bacon (1909 Dublin - Madrid 1992)




Francis Bacon no Museo del Prado, em Madrid, entre 3 de Fevereiro e 19 de Abril.

Recém-chegadas de Londres, cerca de 70 obras estão expostas no principal museu da capital espanhola para prestar homenagem ao seu criador no centenário do seu nascimento.
A mostra, organizada pela Tate Britain e pelo Metropolitan Museum of Art, com a colaboração do Prado, reúne muitas das suas obras fundamentais. Entre elas, Crucifixion e Portrait of Pope Innocent XX. Fancis Bacon esteve várias vezes em Madrid antes de morrer, falecendo na capital espanhola em abril de 1992, aos 82 anos, vítima de uma crise cardíaca.
Segundo Manuela Mena, curadora da exposição, Bacon tinha o costume de frequentar o Prado, pedindo que "abrissem as portas nos dias em que o museu estava fechado para poder estudar as obras", principalmente dos grandes mestres espanhóis Francisco de Goya e Diego Velázquez.

Ele morou em Londres, Berlim e Paris. Ele começou sua carreira pintando em torno de 1928. Seu trabalho faz com que a mais intensa desde 1945. Bacon obras até o final dos anos 60 meados dos anos 70, representam um ponto de viragem na sua carreira. Nesta data Bacon gozava grande prestígio internacional, especialmente após a monografia que dedicou o Grand Palais em 1971

Sem comentários:

Enviar um comentário